Tiny Book

14/08/2012

Resenha: A Menina que Roubava Livros por Markus Zusak

A Menina que Roubava Livros do autor Markus Zusar
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2007
INSB: 9788598078175
Páginas: 480

Sinopse do livro: Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em "A Menina que Roubava Livros", livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do "The New York Times". Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.

Minha Critica: “Quando a Morte conta uma história você deve parar para ler.” Logo na capa do livro nos deparamos com essa frase. Imediatamente ficamos curiosos para saber o que está por vir.

Em plena Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, com tantos afazeres, a Morte reserva um tempo para narrar a história de Liesel, uma garota especial, que já esteve cara a cara com a narradora em três situações.

O livro começa mostrando um dos encontros que Liesel teve com a Morte. Durante uma viagem de trem Liesel presencia a morte de seu irmão mais novo e logo em seguida é largada na porta de Rosa e Hans Hubermann. Esse casal alemão acolhe a menina e tenta dar uma vida digna a ela.

Na morte do irmão Liesel viu a Morte pela primeira vez. Essa foi também a primeira vez que ela roubou um livro. “O manual do Coveiro”, um livro que o homem que cuidou do enterro deixou cair.

O melhor amigo de Liesel é Rudy, seu vizinho, um garoto muito esperto que aprendemos a amar logo em suas primeiras aparições. Ao longo da história conhecemos também Max, um judeu que recebe apoio dos Hubermann. Com seus cabelos que parecem penas ele se torna um grande amigo de Liesel. Eles possuem muitas coisas em comum, o que acaba criando um laço muito forte entre eles.

Através de personagens como Hans Hubermann percebemos que existem pessoas com um ótimo coração, dispostas a ajudar o próximo, mesmo que essa ajuda pode prejudicá-las. É ele quem ensina a filha a ler e incentiva sua paixão pelos livros. Um homem simplesmente adorável.

Markus Zusak nos mostra o outro lado da história. Nós estamos acostumados a ver a crueldade dos alemães e a injustiça sofrida pelos judeus. Mas nesse livro vimos uma outra realidade: a vida sofrida dos alemães de classe baixa.

Um livro incrível. Um linda história de drama, amizade, companheirismo, amor, injustiça e guerra. Recomendo a todos. 

“Os seres humanos me assombram.”
                                                                             -Elizabeth

4 comentários:

  1. Olá!
    Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, infelizmente. Mas é um livro bem fácil de achar e acho que, depois de ler a sua resenha, vou considerar comprá-lo.
    Parabéns pela resenha,
    beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    @umdiacadalivro

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Simplesmente amo esse livro, já o li duas vezes e chorei no final (em ambas ocasiões), a história é linda demais, é sem dúvida um dos meus livros favoritos.


    http://www.blogdaninareis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito fofo! Eu o li alguns meses atrás e achei emocionante. A morte conta a história de um jeito envolvente e achei aquela parte de ela sempre dar uma prévia - por não gostar de esconder o que acontecerá aos personagens - muito interessante. Dá vontade de chegar logo naquela específica parte e ler mais! rsrs. Ai eu amei o Rudy, ele é apaixonante! A relação dos dois é uma graça, no final eu chorei TANTO, MAS TANTO, MAS TANTO por causa dele ):
    Bem, eu adorei esse livro, embora não goste muito de me envolver nessas opiniões sobre guerras e tal. Todos os lados são errados e os vencedores, mesmo com todas as crueldades cometidas, fazem sua própria "fama", deixando os perdedores parecerem os vilões.

    Parabéns pela resenha meninas!
    Tudo de bom para vocês!
    :)

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amo amo amo demais esse livro!
    Mas acreditam que gostei muito também do Eu sou o mensageiro? Também é do Markus, e em alguns momentos da minha vida acredito que até goste mais.


    www.terradecarol.blogspot.com (Passem por lá! Amei o blog de voces)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para expressar sua opinião sobre o post acima, mas evite cometer ataques pessoais; e não use esse canal para degredir alguém.

Leitoras Compulsivas
Ler é o que importa...