Tiny Book

01/09/2012

Resenha: Amanhã, Quando a Guerra Começou por John Marsden


Amanhã, Quando a Guerra ComeçouAmanhã, Quando a Guerra Começou do autor John Marseden
Editora: Fundamento
Ano de lançamento: 2008
Páginas: 256
Classificação: 12345

Sinopse do Livro: O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece deixasse de existir da noite para o dia? Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver. AMANHÃ é a história de uma aventura extraordinária em tempos extraordinários, em que esconderijos, explosões e fugas passam a fazer parte da rotina desse grupo de amigos. Sozinhos e sem ter para onde ir, Ellie e seus amigos vão precisar de toda a coragem e ousadia para sobreviver. Amanhã, quando a guerra começou é o primeiro livro da série que foi escolhida como a mais fascinante pelos jovens leitores nos EUA, na Suécia e Austrália. Uma história que prende o leitor do início ao fim. Amanhã, quando a guerra começou vai ficar na sua memória para sempre.

Minha Critica: Dificilmente um livro me prende completamente, me deixando vidrado e sem conseguir largá-lo. Comigo isso acontece apenas poucas vezes, mas quando ocorre, me fascino totalmente com ele, esqueço de tudo o que há no mundo e penso apenas no que estou lendo. É uma coisa mágica, sem explicação. Com "Amanhã, Quando a Guerra Começou" aconteceu exatamente isso.

A primeira vez em que me deparei com a série Amanhã foi em lojas virtuais. Quando vi a capa de cada livro e li as sinopses, foi um total amor à primeira vista. É difícil de acreditar, mas foi isso o que aconteceu. Se eu me apaixono por um livro, faço de tudo para comprá-lo, e dificilmente ele se mostra ruim. Precisei até mesmo viajar para tê-lo em mãos, e quando o achei, comprei correndo sem nem mesmo pensar. Estava um pouco receoso em comprar pelo fato da série ser grande, mas agora, depois de terminado o livro, me felicito por tê-lo comprado e me lamentaria pelo resto da vida se não o tivesse feito.

Eram 10 horas da noite quando li a primeira página do livro, e foi quando o mundo parou. À medida que fui lendo, nada mais importava. Queria saber apenas o que iria acontecer com Ellie e seus amigos, não importavam as horas ou o que fosse. Parece que entrei em uma espécie de transe, não sei bem. Só sei que quando olhei no relógio, eram quase 2 horas da madrugada e eu não queria largá-lo.

Tudo começa quando sete amigos vão acampar em um lugar nas montanhas, chamado Inferno. O tempo que passam lá é o melhor período de toda as suas vidas. Mas quando estão voltando para casa, eles tem uma grande surpresa: tudo se mostra quieto e silencioso. Ao chegarem em sua cidade, os seus maiores temores se tornam reais: a cidade se encontra vazia, e todas as pessoas sumiram. O porque disso é o que vão tentar descobrir, e uma grande guerra parece estar por trás de tudo. 

O mais incrível é que o autor consegue escrever a história sem torná-la absurda ou fantasiosa demais. Tudo é minuciosamente escrito, e nada é ridículo, ao contrário de outros livros que já li com a mesma narrativa. Seu ponto máximo é o fato de que tudo parece ser verdadeiro. Não é como alguns livros em que à medida que vamos lendo vamos achando tudo absurdo. O tempo todo imaginei se em algum lugar aquilo estaria acontecendo, e se algum dia eu passaria por isso.

Quanto aos personagens... Personagens como os de Amanhã, com certeza nunca irei encontrar iguais. O autor consegue fazê-los como as pessoas são de verdade. Não tem aquele que é sempre medroso, nem aquele que é sempre corajoso. Isso não existe. Cada personagem tem um pouco de coragem e um pouco de medo, o que os torna quase reais. Me senti amigo de todos, quase como se tivessem saltado para fora do livro.

Enfim, o que mais posso dizer? Simplesmente que esta é a melhor e mais sensacional série de suspense já escrita em todos os tempos. Quem começa a ler, não consegue mais parar, disso vocês podem ter certeza. Admito que fiquei tenso o livro inteiro. Quem ainda não leu, é melhor ler rápido, pois está perdendo um livro incrível. Agora é só prender o fôlego e esperar pelos próximos livros da série, que devem ser incríveis tanto quanto este. 
                                              - Mary Jones. 

2 comentários:

  1. Eu vi esse livro a muito tempo atrás e fiquei com vontade de ler, mas na época me pareceu meio infantil e agora me arrependo. Vou tentar consegui-lo para ler!
    Beijos Giu

    ResponderExcluir
  2. Acabei o Livro 1 ontem.
    Eu preciiiiiiiiso continuar.
    Não temos "O Silêncio da Noite" no Blog????
    :,-((((

    ResponderExcluir

Fique a vontade para expressar sua opinião sobre o post acima, mas evite cometer ataques pessoais; e não use esse canal para degredir alguém.

Leitoras Compulsivas
Ler é o que importa...