Tiny Book

24/06/2014

O que é ressaca literária e como ela se manifesta?

Quando o problema não é você, sou eu.

Acho que quase todo mundo já passou por isso. Chega uma hora que, por mais interessado que você esteja num livro - pode até ter contado os dias pro lançamento -, simplesmente a coisa não vai.

Você o tira da estante. Olha pra ele. Até corre os olhos por algumas páginas. Ele olha pra você com cara de "não me abandone".
Untitled


Mas não tem jeito, a leitura não rende, e, invariavelmente, ele volta pra estante.
É, não adianta fugir, você está com uma ressaca literária das bravas.
Atenção, fique atento aos sintomas! Essa doença tão temida ainda tem outras formas de manifestação: em vez de não ler mais nada, pode ser que você, recusando-se a crer que foi contaminado, insista e prossiga a leitura. É aí que o problema piora, e você passa a acreditar que nenhum livro presta. Mas, na verdade, não passa da doença falando por você.

- Mas como foi que eu peguei isso, Dra?

Sabe quando você terminou de ler aquele livro realmente bom, que mexeu tanto com você?





Ou quando você decidiu ler aqueles 30 livros por mês?
Então, a gente nunca acha que vai acontecer com a gente, mas acontece. A melhor forma de evitar é se precaver, evitando comportamento de risco: um dos fatores agravantes dessa patologia é o excesso de leitura.

Mas, calma, não se desespere: a doença tem cura, por pior que sejam os sintomas, uma hora eles terminam. Para acelerar o tratamento, a melhor coisa é repousar. Isso mesmo, descanse bastante, tire umas férias longe das estantes e, quando você menos perceber, estará curado.

E pronto pra outra.

PS: A última ressaca que me deixou realmente de cama (estou mais-ou-menos recém-curada) foi pós O Teorema Katherine (John Green) - espero que a próxima recaída demore bastante.

Créditos: Eu ia apenas linkar a imagem, mas decidi comentar porque a Nia tem várias tirinhas divertidas, vale a pena conferir o Site todo.
E quero agradecer pelo post aqui.

Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para expressar sua opinião sobre o post acima, mas evite cometer ataques pessoais; e não use esse canal para degredir alguém.

Leitoras Compulsivas
Ler é o que importa...