Tiny Book

06/07/2014

O que é Dorama?

Mas , o que são Doramas ?
É como são chamados as séries e novelas asiáticas.Doramas podem ser divididos em K- dramas ( drama coreanos ) , J-drama ( dramas japoneses ) e Tw-drama ( dramas tailândeses ). Existe também a classificação Live Action ,que são geralmente adaptações de Mangás e/ou animes  para dramas ou novelas.


Diferentes das séries americanas, os dramas geralmente possuem um número reduzido de episódios,variando entre 16 ou 24  ,exibidos duas vezes por semana  e com um tempo de duração em torno de 60 minutos por episódio e  muito dificilmente são feitas mais de uma temporada para os dramas.
Qual a diferença em J-drama , K-drama e tw-drama ?
Primeiramente o idioma ( mas se você assim como eu ,não é muito boa em idiomas asiáticos , isso não fará uma diferença muito grande);
Segundo :o modo de atuar.
K-dramas: geralmente tem romances mais infantilizados ,inocentes.É muito raro ver um “beijão ” ou grandes demonstrações públicas de afeto entre os casais. É tudo muito puritano.Claro,não podermos generalizar isso a todos os dramas , mas a maioria deles segue esse estilo meigo,até mesmo aqueles que possuem uma história mais voltada para a ação e violência.
Tw-dramas :são mais liberais,não há tanta restrição,mas também não é algo muito “escandalizado” ,como estamos acostumados em novelas aqui.
J-dramas :Não são tão diferentes de K-dramas,o que você pode notar com o tempo , são algumas expressões como “oppa , kamashamida ,noona , unnie ” que são comuns na coréia ,mas não são utilizadas pelos Japoneses.
Fiquei curioso , onde posso assistir ?
Como os Dramas ,nãos são muito populares aqui no brasil , não existem canais na tv paga ou aberta para assistir. No entando ,existem sites ( fansubs) que disponibilizam os episódios para download gratuitamente :
Drama Lovers ( um dos meus sites ,favoritos , além do fansub eles possuem o site oficial onde disponibilizam resenhas excelentes sobre os dramas )
Viki ( tem legendas em todos os idiomas  e eu amo ele também)
Dicionário Doramático:
Aegyo: Ser ou agir de maneira fofa.
Ajeossi / Ajusshi: Homem mais velho, senhor. Não é um termo íntimo.
Ajumma: Mulher mais velha, senhora. Não é um termo íntimo.
Annyonghaseyo: Significa olá, mas também pode ser usado como “tudo bem?” dependendo do tom.
Appa/Abeoji: Formas de se referir ao pai. A primeira de maneira carinhosa e a segunda um pouco mais formal.
Aigoo: Palavra que expressa frustração, contrariedade.
Dongsaeng / Dongseng: Irmã ou irmão mais novo. Você também pode se referir a uma pessoa mais nova que você dessa maneira. Só é aplicada a pessoas bem chegadas a você. Não existe restrições a gênero no uso dessa palavra.
Eonni / Unni: Irmã ou amiga mais velha. Apenas usado por garotas. Alguns garotos podem dizer para parecer mais fofo.
Haraboji: Avô
Halmoni: Avó
Hanbok: Roupa tradicional coreana.
Hwaiting /Fighting: Usado para animar alguém. Como a pronúncia do “f” pro coreano é mais difícil, eles adaptaram para “hwa”. Siginifica “força” ou “lute”.
Hyong /Hyung: Irmão mais velho, mas também pode ser usado se referindo a amigos mais velhos. É um termo dito por homens.
Kamsahamnida: Agradecimento de maneira formal.
Nuna /Noona: Irmã mais velha ou aquela melhor amiga mais velha. Apenas usado por garotos.
Omma / eomeoni: Formas de se referir a mãe. A primeira de maneira mas carinhosa e a segunda um pouco mais formal.
Omo: Expressa surpresa, similar a OMG.
Oppa: Irmão, amigo ou namorado mais velho. É usado apenas por garotas.
Pepero day: Similar ao dia dos namorados, é um dia para trocar pepero (é mais ou menos um biscoito coberto com chocolate).
Saranghae: Eu te amo.
Sunbae: Veterano.
 
Chugule / Chugul-le – Quer morrer? (expressão muito usada para mostrar raiva ou repreensão).
Dramas mais populares :
Assim como na literatura , cinema e música ,também existem aquelas dramas considerados clássicos ,que embora você não tenha assistido ainda , provavelmente vai ouvir falar deles.

Espero que gostem tanto como eu, hoje terá 2 posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para expressar sua opinião sobre o post acima, mas evite cometer ataques pessoais; e não use esse canal para degredir alguém.

Leitoras Compulsivas
Ler é o que importa...